Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Filme "Dona Raimundinha do Rio Tajapuru"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançamento do Filme "Dona Raimundinha do Rio Tajapuru"

  • Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 10h54
  • Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 11h00
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) Campus Breves convida a comunidade acadêmica para o lançamento do filme “DONA RAIMUNDINHA DO RIO TAJAPURU”, produzido por Chico Carneiro.

SINOPSE:
O rio Tajapuru - um furo do rio Amazonas - é uma movimentada rota para a navegação comercial e industrial na região norte do Brasil, no estado do Pará. Famílias ribeirinhas que vivem ao longo do rio Tajapuru representam um microcosmo da desigualdade social que forja o povo brasileiro. Este filme partilha extratos da vida de uma dessas famílias: a de dona Raimundinha.

NOTAS SOBRE A PRODUÇÂO:
O filme DONA RAIMUNDINHA DO RIO TAJAPURU é o segundo filme do que chamei de Ciclo de Breves, e comecei a faze-lo em 2018 quando me desloquei para essa cidade na Ilha do Marajó para fazer o documentário JABURU. Enquanto filmava o JABURU tive o privilégio de conhecer a senhora Raimundinha e família, que vivem `a margem do rio Tajapuru, e sua história logo me interessou para transformá-la em filme. Depois de terminar as filmagens do JABURU comecei a documentar o cotidiano da vida de Dona Raimundinha e família. Regressando para Moçambique, onde vivo, fiz uma pré-montagem do material filmado e vi que ainda faltava muita informação para que o filme refletisse com mais precisão a história de dona Raimundinha (faço meus documentários amazônicos sem roteiro prévio. O filme é estruturado no processo de edição). Retornei em 2020 para lançar o filme JABURU na comunidade onde o filmei e, também, tentar completar as filmagens que faltavam sobre a dona Raimundinha, incluindo as filmagens com drone do grande tráfego de embarcações que navegam pelo rio Tajapuru e passam em frente `a casa da dona Raimundinha.
Encontrei-a em pleno inverno amazônico, o que foi incorporado ao filme. Porém a chuva intensa não me permitiu boa captação aérea dos planos que queria fazer com drone. Veio a pandemia do Covid-19 e fiquei em Belém durante 17 meses, quando pude me dedicar `a edição quase final do filme. Em agosto de 2020 durante 2 dias foi feita a gravação da música “Flores de Bubuia”, de autoria de Cincinato Jr. interpretada por Marília Sena e arranjos de Ziza Padilha. A outra música do filme, “Canoa Leve”, de Allan Carvalho, interpretada por Luís Girard, foi gravada em 2018. Em junho de 2021 regressei à casa da dona Raimundinha (onde estavam todos bem) e trabalhei com ela e sua família por mais uma semana, concluindo assim as filmagens. A edição final foi concluída no início do ano de 2022.

FESTIVAIS E PRÊMIOS:
2022 – Cine Alter do Chão – Santarém - Prêmio do Juri: Melhor Filme Amazônico
2022 – 8º Amazonia Fi-Doc – Belém. Seleção oficial - Mostra Competitiva

FICHA TÉCNICA
Título: Dona Raimundinha do Rio Tajapuru
Realização: Chico Carneiro
Duração: 56,30 minutos
Gênero: Documentário
País e ano de produção: Brasil, 2022
Idioma falado: Português.
Classificação: Livre
Equipe técnica:
Cinematografia/som/produção/edição: Chico Carneiro

Drone: Paulo Alexandre e Chico Carneiro
Músicas: Cincinato Jr. - Allan Carvalho
Intérpretes: Marília Sena – Luís Girard
Participantes:
Raimunda de Nazaré dos Santos
Enizomar Passos das Neves
Gabriely dos Santos
Gabriel dos Santos
Bruno dos Santos
Ana Clara dos Santos
Manuel Mascarenhas dos Santos
Gustavo dos Santos
Ana Paula Chaves

SERVIÇO:
DATA: 08/03/2023
LOCAL: Auditório Suanny Amaral (IFPA Campus Breves)
HORÁRIO: 17 horas
VAGAS: 100

As inscrições serão realizadas de forma presencial na biblioteca do Campus Breves, no período de 01/03/2023 à 07/03/2023.

Após o lançamento do filme haverá uma roda de conversa sobre protagonismo feminino. Na ocasião estarão presentes o produtor do filme, Chico Carneiro, a participante Raimunda de Nazaré dos Santos e demais convidados (as).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->