Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para participar do Programa de Bolsa Permanência 2022 ocorrerão até sexta-feira, 28/01

• Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 13h04
  • Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 13h12

O Ministério da Educação publicou, no dia 21/01/2022, a Portaria nº 42, de 20 de janeiro de 2022 (clique aqui) para realização de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP) para 2022. O benefício, de R$ 900,00, é pago para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior.

O Programa de Bolsa Permanência (PBP) concede bolsas para estadia de estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior e têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.

De acordo com a portaria publicada na edição do dia 21 de janeiro do Diário Oficial da União, as inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), disponível em http://sisbp.mec.gov.br no período de 24 de janeiro a 28 de fevereiro, observadas as regras constantes da portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.

A análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante ao PBP e a aprovação do respectivo cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior, no período de 24/01 a 31/03/2022. As equipes de Assistência Estudantil devem informar os estudantes com perfil a ingressarem no PBP/2022.  Para os alunos do IFPA Campus Breves as dúvidas poderão ser direcionadas ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo o MEC, a distribuição de vagas disponíveis considerará o quantitativo de alunos matriculados e de alunos cadastrados no programa, por instituição, no término do exercício anterior.