Edital N° 03/2023 - Índice de Vulnerabilidade Social - IVS

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 08h53
  • Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 18h22

O Edital de solicitação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) tem por objeto analisar a condição de vulnerabilidade social do (da) estudante com o objetivo de permitir a inscrição em editais de concessão de auxílios da assistência estudantil, conforme previstos pela Resolução nº 08/2020/CONSUP, e/ou editais destinados aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará que utilizem o IVS como critério de acesso exclusivo ou associado.

O Índice de Vulnerabilidade Social - IVS é uma expressão quantitativa de análise composta de variáveis que juntas caracterizam a situação de vulnerabilidade social do estudante. A Vulnerabilidade Social é apreendida como processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento dos grupos sociais e sua capacidade de reação, como situação decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivo relacionais e de pertencimento social.

O IVS terá validade de 3 anos e pode ser solicitado por todo estudante matriculado em cursos do IFPA com renda per capita bruta de até um salário mínimo e meio, em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso. O cálculo do IVS implica em análise documental e, se necessário, entrevista social e/ou visita domiciliar.

DOCUMENTOS:
EDITAL N° 03/2023 - ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL - IVS
ERRATA Nº 01 - EDITAL Nº 03/2023 - ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL - IVS
RESULTADO PRELIMINAR - EDITAL Nº 03/2023 - ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL - IVS
RESULTADO FINAL - EDITAL Nº 03/2023 - ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL - IVS