Relatório de Auto-Avaliação Institucional 2022

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 14h06
  • Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 14h06

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local do Instituto Federal do Pará – Campus Breves publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional. O documento é referente à segunda etapa de avaliação do triênio 2021-2023 e está relacionado aos eixos 1 e 2 – Planejamento e Avaliação Institucional e Desenvolvimento Institucional – do SINAES. O principal objetivo da auto-avaliação institucional é a construção de conhecimento sobre a realidade institucional, buscando compreender a percepção da comunidade acadêmica sobre um conjunto de ações e atividades realizadas pelo Instituto. A partir dela, políticas de planejamento administrativo, pedagógico e social podem ser norteadas, visando refletir diretamente em melhorias para a comunidade local e o próprio Instituto. O relatório ressalta pontos fortes e fracos da instituição. No geral, os indicadores desses dois eixos foram bem avaliados, indicando que o Campus Breves do IFPA está no caminho certo quanto aos processos de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Por outro lado, o vice-presidente da CPA Local, professor Marcos Amador, observa que foi baixo o percentual de participação de discentes na pesquisa.
“Isso reforça a necessidade de pensarmos estratégias de sensibilização da comunidade acadêmica para a importância da participação no processo de auto-avaliação institucional.”

A pesquisa local contou com a participação de 225 respondentes, sendo 174 estudantes, 16 servidores técnico-administrativos em Educação e 35 docentes. A consulta aconteceu no período de 03 a 31 de outubro de 2022, realizada via questionário on-line disponibilizado no sistema SIG (SIGAA, SIGADMIN) do IFPA.

O Relatório completo está disponível no link abaixo:
RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2022 - IFPA CAMPUS BREVES