Página inicial > Últimas Notícias > Saiba mais detalhes sobre o Projeto Alunos Conectados

Saiba mais detalhes sobre o Projeto Alunos Conectados

• Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 09h17
  • Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 09h32

Para o desenvolvimento de atividades acadêmicas remotas e em apoio aos estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica frente à pandemia de Covid-19, o Instituto Federal do Pará (IFPA) aderiu ao Projeto Alunos Conectados que seleciona estudantes para o fornecimento de chip/pacotes de dados de internet. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Serão selecionados pelo Edital Nº 7/2020, publicado em 15 de outubro pela Reitoria (clique aqui para conferir), os estudantes matriculados em cursos presenciais técnicos e de nível superior no IFPA, com renda bruta de até meio salário mínimo, que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas remotas e residam em região com disponibilidade de cobertura das operadoras Claro ou Oi conforme CEP informado pelo estudante.

O Projeto Alunos Conectados é um auxílio que pode ser acumulado com outras modalidades de assistência estudantil e nada impede que mais de um membro da família possa ser contemplado. Cabe ao estudante ficar atento às regras do edital, aos prazos e procedimentos estabelecidos pelo Edital. Todos os comunicados serão efetuados via e-mail ou pelo site do IFPA.

Para se inscrever, os estudantes precisam aderir ou fazer a adesão ao Cadastro Único. Após a adesão, basta acessar o Sigaa (www.sigaa.ifpa.edu.br), clicar em “Entrar no Sistema” e acessar com as credenciais de acesso (matrícula). Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Alunos Conectados” e depois “Solicitar adesão ao Projeto”, informar a operadora que possui cobertura local (Oi ou Claro), o CEP do local de acesso e anexar a documentação comprobatória em formato pdf em arquivo único. Feito o envio da documentação, em seguida deve concordar com os termos e condições do Projeto e depois clicar em “Solicitar”. Para realizar todo este processo é necessário o RG e CPF do estudante, se for casado é preciso apresentar a certidão de casamento ou declaração de união estável. Deve apresentar a Declaração de Residência ou o comprovante de endereço (conta de água ou luz em nome de um dos membros da família), o Quadro de Composição Familiar e comprovante de renda atualizado de todos os membros da família maiores de 18 anos.

Os estudantes que já passaram por análise socioeconômica em 2020 e tiveram a inscrição ao auxílio deferida não precisam anexar toda a documentação novamente, deve apenas incorporar a “Declaração de participação em seleção de assistência estudantil em 2020”.

Instruções para fazer a solicitação no projeto alunos conectados:  clique aqui para conferir Edital: https://ifpa.edu.br/documentos-institucionais/0000/5283-edital-ifpa-n-07-2020-alunos-conectados/file

Anexos editáveis do Edital
Declaração de Residência
Declaração de Profissional Autônomo
Termo de Compromisso

Sobre o preenchimento dos formulários (anexos):

O estudante precisará imprimir os formulários (documentos que são os anexos do Edital e estão disponíveis abaixo, separadamente, para facilitar o preenchimento), assiná-los e escaneá-los para poder inserir em sua inscrição via SIGAA. Para escaneá-los, pode ser usado algum aplicativo de celular que converte foto em scanner em PDF, como por exemplo o Simple Scan, disponível no Google Play (https://bit.ly/appSimpleScan). É importante que os arquivos escaneados estejam legíveis, ou seja, possibilitem uma leitura clara do conteúdo.

Alunos que já passaram por análise da Assistência Estudantil em 2020 devem baixar a declaração para anexar na solicitação do projeto aluno conectado:
Declaração de participação no Edital de Auxílio Permanência
Declaração da Lista de Espera do Edital de Auxílio Permanência
Declaração do Auxílio Inclusão Digital

Caso tenha esquecido seu número de matrícula, acesse o link para conferir: http://breves.ifpa.edu.br/matriculas-ativas-2020

Caso precise, acesse o manual do discente SIGAA: http://breves.ifpa.edu.br/documentos/ascom/1689-manual-discente-da-assistencia-sigaa-edital-05-2020-ifpa-campus-breves/file

RESULTADOS
Agendamento para entrega dos chips do 4º Lote (formato PDF) - Publicado em 26/01/2021
Resultado Final do 4º Lote (formato PDF) - Publicado em 18/01/2021
Agendamento para entrega dos chips do 3º Lote (formato PDF) - Publicado em 13/11/2020
Agendamento para entrega dos chips do 2º Lote (formato PDF) - Publicado em 09/11/2020
Resultado Final do 3º Lote (formato PDF) - Publicado em 06/11/2020
Agendamento para entrega dos chips do 1º Lote (formato PDF) - Publicado em 05/11/2020
Resultado Preliminar do 3º Lote (formato PDF) - Publicado em 04/11/2020
Resultado Final do 2º Lote (formato PDF) - Publicado em 29/10/2020
Resultado Preliminar do 2º Lote (formato PDF) - Publicado em 26/10/2020
Resultado Final do 1º Lote (formato PDF) - Publicado em 22/10/2020
Resultado Preliminar do 1º Lote (formato PDF) - Publicado em 20/10/2020

ATENÇÃO: Para acessar documentos que não estejam disponíveis neste artigo (devido a dificuldades técnicas de disponibilizá-los), você pode solicitar pelo formulário eletrônico: http://bit.ly/FormularioASCOMIFPABreves.