Ações do IFPA Campus Breves diante do número crescente de novos casos de COVID-19 no município de Breves

• Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h25
  • Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h43
  • Acessos: 1638

Em Reunião Extraordinária da Comissão de Retomada das Atividades Presenciais do IFPA Campus Breves, ocorrida hoje, 29/11/2021, foram deliberadas as ações que serão tomadas diante do número crescente de novos casos de COVID-19 no município de Breves-PA.

AÇÕES IMEDIATAS
1. No período de 29/11 a 04/12/2021, todas as Turmas do Campus executarão atividades remotas, inclusive atividades de projeto de pesquisa e extensão e outras ações. Durante esse período, os protocolos de biossegurança serão reorganizados e/ou aperfeiçoados.
2. A Comissão de Retomada das Atividades Presenciais, juntamente com a Gestão do Campus e os Coordenadores/as dos Cursos, irá se reunir no dia 06/12/2021, às 9h, para reavaliar a possibilidade de retomar as atividades presenciais com mais segurança a partir da data da referida reunião.
3. O acesso presencial ao IFPA Campus Breves de servidores, estudantes e colaboradores, bem como da comunidade em geral, ocorrerá mediante a apresentação da carteira de vacinação atualizada referente à COVID-19. Os casos de descumprimento serão encaminhados para o ensino remoto.
4. Permanece obrigatório o uso de máscara de proteção individual nas dependências do IFPA Campus Breves.

AÇÕES DIANTE DE CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS
5. As atividades presenciais serão suspensas na(s) turma(s) que apresentem casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.
5.1. Em turmas com casos suspeitos e/ou confirmados, as atividades presenciais serão suspensas por 7 (sete) dias para acompanhamento e monitoramento do quadro epidemiológico da turma. Os servidores que tiveram contato presencial com o caso suspeito deverão ser encaminhados para o trabalho remoto. Caso após 7 (sete) dias surgirem novos casos de COVID-19, as atividades presenciais serão suspensas até mudança do quadro epidemiológico e as aulas permanecerão no formato integralmente remoto.
5.2. Em casos de servidores e colaboradores identificados ou com suspeita de infecção por COVID-19, estes devem ficar em trabalho remoto e sendo monitorados. Os servidores que tiveram contato com o caso devem permanecer em trabalho remoto por 7 (sete) dias.
5.3. Em caso de infecção sistêmica em turmas e setores, as atividades presenciais no Campus serão suspensas.

OUTRAS AÇÕES PREVENTIVAS
6. Aumentar o monitoramento do cumprimento das medidas de prevenção (acesso ao Campus, utilização de máscara e álcool, e distanciamento social).
7. Responsabilidades dos membros das comissões para executar as atividades de sensibilização, controle e protocolos:
a) Controle de alunos/Protocolos de segurança: 3 Assistentes de alunos;
b) Sensibilização: CAES/ASCOM/Setor Pedagógico;
c) Identificar casos suspeitos e agir preventivamente;
d) Reunião com os Líderes das Turmas para contribuir nas ações de monitoramento de alunos.
8. Efetuar monitoramento das Turmas (casos confirmados, suspeitos, sintomas gripais): Professores, Líderes de Turmas, membros da subcomissão de saúde.
9. Realizar um controle rigoroso junto aos participantes dos projetos de pesquisa e extensão ou outras ações com público externo.
10. Verificar as determinações do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Breves.