Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Breves será pioneiro no Instituto na adesão formal ao programa de gestão socioambiental A3P

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 11h05
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 17h19

O IFPA Campus Breves deu um importante passo para a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais de suas atividades. Em reunião com docentes e técnicos administrativo, a Comissão de Meio Ambiente anunciou o início do processo de adequação do Campus à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O Campus será o primeiro do Instituto Federal do Pará a solicitar a adesão formal junto ao Ministério de Meio Ambiente.

A A3P é um programa que busca implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do serviço público. “Queremos ser mais sustentáveis e diminuir o nosso impacto ambiental por meio de diversas iniciativas, como o estabelecimento de critérios específicos em licitações, compra de produtos considerados ecoeficientes e acompanhamento de indicadores ambientais. Nossa meta é conseguir o selo verde até 2019”, explicou a professora Luara Musse, integrante da Comissão.

Para Sammy Oliveira, presidente da Comissão de Meio Ambiente, a adesão a A3P é uma necessidade. “Nós já temos uma legislação ambiental para atender e precisamos da participação de todos para que as iniciativas realmente sejam efetivas. Iremos providenciar capacitações sobre o tema e estaremos abertos às sugestões de melhoria”, ressaltou.

“É um enorme desafio. Temos uma Comissão atuante e sabemos das dificuldades que enfrentaremos para a adesão à A3P. Como instituição, nós já contribuímos com o meio ambiente a partir dos cursos que ofertamos. E precisamos do comprometimento de todos os servidores para que as ações dentro do programa sejam efetivas”, finalizou o Diretor Geral do Campus, Mário Médice.