Projeto de Pesquisa do IFPA Campus Breves é selecionado em Edital nacional de fomento ao empreendedorismo

• Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 10h26
  • Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 10h35

O Projeto de Pesquisa “Mediações tecnológicas na produção técnico-científica: soluções digitais para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos no IFPA”, do IFPA Campus Breves, foi uma das mil iniciativas aprovadas no edital da 1ª Edição do CATALISA ICT, uma jornada de aceleração promovida pelo Sebrae que oferecerá aos pesquisadores selecionados capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial, aproximando a academia do mercado.

A solução proposta pelo projeto chama-se Kuab, que significa “saber” em tupi-guarani, povo indígena que teve forte presença no território paraense. Coordenada pelo agente de inovação do Campus, o Prof. Dr. Luã Oliveira, a proposta visa desenvolver uma plataforma web para discentes do IFPA que auxilie no desenvolvimento de seus trabalhos acadêmicos. “Projetos como o Kuab demonstram, primeiramente, um olhar de pesquisa para problemas enfrentados dentro do IFPA e por instituições de ensino nos mais diversos níveis. É importante demonstrar aos discentes que podemos construir soluções através da inovação tecnológica, como plataformas, que resolvem problemas e possuem potencial para ser escalável a nível mundial”, explicou o professor, que conta em sua equipe com outros três servidores: os professores Ábner Pereira e General Wishart, e o relações públicas Hericley Serejo Santos.

No IFPA, o empreendedorismo é fomentado por chamadas públicas como o IF + Empreendedor, que recebe propostas até 15 de abril deste ano. Para Luã, “por meio desses editais, aprende-se muito sobre o mundo do trabalho, gestão, negócios, inovação, entre outros temas de grande relevância para a formação do aluno. Além disso, cria-se a possibilidade do desenvolvimento de novos negócios e diversificação das carreiras para diferentes profissionais. Participar desses editais pode proporcionar, inclusive, a transformação da realidade de nossos alunos e alunas. Por isso, é grande nosso desejo como servidores que mais alunos (e servidores) participem desses editais”, ressaltou.

A jornada do CATALISA ICT, realizada em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, dentre outras instituições, será trilhada por mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de todo o país, sendo composta por quatro etapas: a seleção de pesquisas com potencial de inovação (já realizada), a oferta de uma capacitação para os participantes (em andamento), a seleção e execução de planos de inovação (via Edital público) e a articulação com investidores.

Além do Campus Breves, projetos do Campus Belém também foram selecionados pelo Edital. Confira mais informações sobre o CATALISA ICT e a lista de projetos aprovados: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa/ictedital#sobreoprograma.