Estudantes realizam atividades de combate ao suicídio

• Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 08h39
  • Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 08h39

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Um grave problema de saúde pública que, apesar de complexo, pode ser evitável a partir de esforços que envolvem diversos setores da sociedade. Por isso, o mês de setembro é dedicado a discutir o tema para que, a partir de informações e do fortalecimento de redes de apoio, seja possível combater os principais fatores que desencadeiam essa condição.

Pensando nisso, estudantes do IFPA Campus Breves se mobilizaram em diferentes atividades para abordar a temática, esclarecer dúvidas e desmitificar tabus que ainda circundam o assunto. Com o suporte dos psicólogos do Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas, foram realizadas práticas educativas nas disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia que promoveram a pesquisa, a realização de rodas de conversa, de videoconferência e a exposição de trabalhos produzidos pelos próprios discentes a toda a comunidade acadêmica.

Se você deseja esclarecer alguma dúvida sobre o assunto ou necessitar de apoio emocional, procure imediatamente um profissional de saúde. Você também pode ligar gratuitamente para 188 e falar com o Centro de Valorização da Vida (CVV). A organização atende de forma voluntária pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Pelo site cvv.org.br, ainda é possível enviar e-mail ou conversar via bate-papo.