Conhecimento e solidariedade marcam a programação da II Escola de Férias

• Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 14h23
  • Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 14h23

Com 235 inscritos, distribuídos em 13 atividades, o Projeto de Extensão II Escola de Férias do IFPA Campus Breves encerrou hoje a programação. Estudantes e a sociedade em geral tiveram a oportunidade de adquirir formação complementar por meio de oficinas e minicursos em diferentes áreas do conhecimento, sob a facilitação de profissionais do Instituto e da Emater, instituição parceira. A iniciativa também teve foco social e proporcionou a doação de 42 cestas de alimentos a famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, identificadas por meio da Coordenação de Assistência Estudantil.

“A II Escola de Férias é um projeto que foi idealizado por mim, dei o ponta pé inicial, mas jamais conseguiria desenvolvê-lo sozinha. É uma forma que encontramos de reforçar o nosso atendimento aos arranjos produtivos locais e promover uma educação complementar aos nossos alunos e à comunidade, a fim de que todos possam cada vez mais se aperfeiçoar para atuar no Marajó. Agradeço à equipe organizadora, aos monitores, palestrantes e participantes que fizeram o projeto acontecer”, ressaltou a Prof. Me. Essia Romão, Coordenadora de Extensão e idealizadora do projeto.

Para o Prof. Me. Antônio Amaral, Diretor de Ensino do Campus, a programação “vai muito além de cursos. O que fica de todo esse processo é a convivência, esse momento de participação e o aspecto solidário com a arrecadação e doação de alimentos. Fico feliz por saber que os mesmos alunos que receberam as cestas estão aqui, estão buscando qualificação, se preparando para construir um mundo melhor. Isso prova que o nosso papel está sendo cumprido, que a gente está alcançando a todos, pois o nosso objetivo sempre será um Instituto voltado para a comunidade, sem distinção, sem predileção. Isto tudo aqui foi construído e é mantido para eles”, ressaltou.

“Esse Projeto de Extensão representa, sem dúvidas, o que marca a identidade da nossa Instituição, a oferta de uma educação de qualidade; mas que também tem a marca da solidariedade, de inclusão social. Nós agradecemos muito aos servidores que ministraram as oficinas e minicursos, aos demais colaboradores, parceiros e os estudantes”, declarou o Prof. Dr. Mário Médice, Diretor Geral do Campus. Ele ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que, neste semestre, haverá a publicação de cinco editais para a oferta de cursos: Especialização em Agroextrativismo Sustentável e Desenvolvimento Rural; Licenciatura em Educação do Campo; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Mestre de Obra, Agricultor Familiar e Criador de Peixes em Viveiros Escavados, que dependem da assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Breves; Cursos Técnicos Subsequentes em Aquicultura, Agropecuária, Informática para Internet e o possível retorno do Cursos de Edificações; Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Cursos Superiores, como Tecnólogo em Agroecologia e Tecnólogo em Gestão Ambiental, previstos para 2019.

Certificados

Neste ano, os certificados serão digitais, enviados aos participantes pelos e-mails informados no ato da inscrição no site do evento. O envio ocorrerá na próxima semana. Os arquivos também estarão disponíveis no perfil de usuário na plataforma Even3, por onde cada um realizou a inscrição (https://www.even3.com.br/escoladeferiasifpa). Caso alguma informação esteja incorreta, o participante deverá informar, até 20/7, a necessidade de correção, enviando mensagem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..