Contribuições do Campus para o desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura são destacadas durante Seminário Municipal

• Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 11h57
  • Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 11h57

O IFPA Campus Breves participou do I Seminário Municipal de Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura de Breves e destacou suas contribuições para as atividades econômicas, umas das principais da região. Por meio da Formação Inicial e Continuada (FIC) em Criador de Peixes em Viveiros Escavados e, futuramente, com a oferta de curso técnico em Aquicultura, o Campus busca dar condições aos produtores e demais interessados no assunto de conhecerem e aplicarem as técnicas em suas atividades, o que proporciona a melhor utilização do potencial produtivo e desenvolvimento socioeconômico do Marajó.

O evento, promovido pela Associação dos Pescadores e Pescadoras do Município de Breves, teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a necessidade de buscarem informação e treinamento na área técnica para o desenvolvimento da aquicultura. A iniciativa está de acordo com as metas do Programa Pará 2030, em relação à Organização Produtiva das Entidades da Pesca e Aquicultura. De acordo com os organizadores, a programação constitui-se como o primeiro passo para a realização de outros seminários, em que se prevê oficinas e atividades específicas sobre outras temáticas relacionadas às atividades econômicas.

“Foi uma oportunidade para estreitar as relações do IFPA com outras instituições e organizações de classe e identificar a possibilidade de futuras parcerias, tanto em relação à infraestrutura como a recursos, para viabilizar a oferta de mais cursos sobre pesca e aquicultura em nossa área de abrangência, que envolve nove municípios do Marajó”, ressaltou o Prof. Me. Luciano Quadros, que representou o Campus durante a programação.

O Seminário contou com o apoio do Governo do Pará, da Prefeitura Municipal de Breves, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura da Amazônia (Idespam). Na programação, os pescadores participaram de palestras sobre pesca artesanal, políticas públicas e legislação aquícola, cooperativismo e empreendedorismo, de forma que tomassem conhecimento sobre a conjuntura política da pesca e da aquicultura no cenário local, estadual e nacional. O evento ocorreu no último final de semana, 16 de junho, na Praça Céu, em Breves.