IFPA Campus Breves se destaca em I Integra IFPA

• Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 10h48
  • Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 10h48

O projeto “Reciclar, Plantar e Conservar - Extensão Universitária e Educação Ambiental com Alunos da Rede Estadual em Breves-PA”, de autoria do Prof. Me. Julio Frare, foi premiado como 3º melhor trabalho de Extensão do I Integra IFPA, na modalidade pôster. Além desse, outros cinco projetos foram submetidos por docentes na 1ª edição do evento promovido pelas Pró-Reitorias de Ensino (PROEN), Extensão (PROEX), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) em Abaetetuba, na última semana.

“É importante participar de eventos como esse, que reúnem experiências de todos os Campi da Instituição, para mostrar as atividades que estamos desenvolvendo e o envolvimento dos nossos alunos. Esse reconhecimento ratifica que os esforços dos bolsistas e voluntários do projeto estão rendendo resultados bastante significativos. Conseguimos construir o primeiro viveiro do município, onde cultivamos cerca de 5 mil mudas de mais de 60 espécies nativas diferentes, uma forma de incentivar a preservação dessas espécies para o futuro”, ressaltou Julio Frare. O projeto, que conta com a parceria do Ideflor-BIO, da Prefeitura Municipal de Breves e da 13ª URE,  já atendeu a 400 alunos de escolas públicas da rede estadual de Breves e prevê envolver mais 400 nos próximos meses.

Para a Prof. Essia Romão, coordenadora de extensão do IFPA Campus Breves, o evento “foi um momento de integração, de aprendizagens, experiências e capacitação. Nós percebemos a necessidade que nosso Instituto tem de se integrar. Aprendemos muito com os relatos, as apresentações de trabalhos orais e de posters de diversos campi do IFPA, além das experiências do próprio Campus Abaetetuba, na comemoração de seus 10 anos”, destacou. De acordo com ela, a partir de seus resultados, o evento estimulou e despertou ainda mais o interesse na realização de uma programação local e integrada que apresente à sociedade marajoara os trabalhos em ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no Campus. “O desafio agora é pôr em prática algumas experiências vivenciadas durante o Integra, não somente como coordenadora, mas como docente, convertendo em ações que poderão contribuir muito com a nossa atuação no Marajó”, completou.

O Integra IFPA é um evento que apresenta ações do Ensino, Pesquisa e Extensão e reúne palestras, oficinas, minicursos, mostra cultural, feira vocacional e sessões técnicas com a apresentação de trabalhos nas modalidades de pôster e oral. Nessa edição, também ocorreu o I Seminário de Ensino (SENSI), o I Seminário de Extensão (SEMEX), e o I Encontro dos Comitês de Pesquisa (ECP), apresentados de forma integrada.